COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 22-09-2025

ANDANDO NO VOLKSWAGEN TERA

Desenvolvido no Brasil, desenhado pelo time de design, liderado por José Carlos Pavone, o modelo fabricado em Taubaté (SP) O Volkswagen Tera chegou e será comercializado em 20 países, em dois continentes. O novo SUV compacto da Volkswagen chega com muitas novidades na conectividade e estreia o Otto, primeira Inteligência Artificial desenvolvida por uma fabricante de automóveis no Brasil. Todo o desenvolvimento de linguagem foi liderado pelo time da VW Tech e o projeto também contou com a parceria da Accenture Brasil.

Com a IA generativa, o SUV integrado ao app Meu VW 2.0 oferece uma nova forma de dirigir e se conectar. Nativo no aplicativo do celular com espelhamento no VW Play Connect, o Otto traz inovação e será capaz de produzir respostas generativas. Simplificando, ele agrega dados e funções da Volkswagen. Utilizando o comando de voz fale “Fala, Otto!” e ele te atende. A Otto nasce integrado com aplicativos de navegação como Waze, Google Maps e Apple Mapas e responderá perguntas abertas da internet. O modelo também pode vir com o pacote ADAS que entrega ainda mais recursos de segurança na versão High, com o assistente ativo de mudança de faixa, câmera multifuncional e detector de ponto cego com assistente de saída de vaga.

Para garantir a melhor visibilidade aos motoristas, o Tera tem faróis em full LED em todas as versões, além de lanternas traseiras também em LED, com efeito click-clack. Todas as versões são equipadas com seis airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina), frenagem autônoma de emergência (AEB) com proteção de pedestres, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (ASR), bloqueio eletrônico de diferencial (EDS), sistema de detecção de fadiga do motorista e sistema de controle de perda de pressão dos pneus. Para as versões Comfort e High, o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) também é item de série.

Pensado para oferecer o melhor pacote da categoria em todas as versões, o Tera conta com uma ampla lista de série. As versões Comfort e Hightem o sistema Kessy de acesso ao veículo sem uso de chave e partida do motor por botão e volante multifuncional com revestimento em material premium. De série na versão High, o painel de instrumentos digital é de 10,25 polegadas, além do conhecido ar-condicionado Climatronic Touch aliado ao carregador de celular por indução. Testei a versão com o pacote Outfit The Town Edition, disponível para a versão High mais essa edição especial já esgotou e não vou perder meu espaço para falar dela.

Para impulsionar o modelo, dois motores consagrados foram escolhidos: 1.0 MPI de 84 cv e a 1.0 170 TSI, de 116 cv. A versão MPI será sempre equipada com o câmbio manual de cinco marchas, transmissão que também estará presente na versão TSI. As configurações Comfort e High contam com a transmissão automática de seis marchas.

O espaço interno é bom mas se os ocupantes dos bancos da frente tiverem uma estatura maior e recuarem os bancos o espaço no banco traseiro fica reduzido.

Já o porta-malas tem capacidade para 350 litros o que é bem razoável. Gostei muito do design do Tera principalmente da dianteira , da grade, da saia e do desenho dos faróis.

A estabilidade é boa e como a versão tem o motor 1.0 turbo a tocada é bastante agradável. Gosto muito desse motor. A versão testada com câmbio automático tem consumo de 12,2 km/L, na cidade, e 14,5 km/L, na estrada, usando só gasolina. Já com etanol são 8,6 km/L, na cidade, e 10,3 km/L na estrada, segundo o Inmetro.

Vamos aos preços: a versão de entrada é a Tera 1.0 MPI por R$105.890, depois vem a Tera 170T por R$118.890, Tera Confort por R$128.890 e a top da linha é a Tera High por R$142.890.

 

DENZA CHEGA EM OUTUBRO

A primeira aparição pública oficial de Denza aconteceu numa festa em São Paulo que comemorou os 50 anos da revista Vogue mas a marca de super luxo que pertence a BYD vai chegar com seus produtos em outubro.

O evento de lançamento vai contar com a presença de Wang Chuanfu, fundador e CEO global da BYD, responsável por alavancar a empresa ao primeiro lugar nas vendas de carros elétricos globalmente.

Além do Z9GT, a Denza vai contar também com o SUV premium off-road B5 e terá uma rede própria de concessionárias.

 

RIOPARTS REÚNE A TURMA DO COMERCIO  DE PEÇAS E REPARAÇÃO

Com a segunda maior frota de carros do Brasil e 40% dos veículos com mais de 10 anos de uso, o Rio de Janeiro só perde para São Paulo em demanda por reposição, manutenção e serviços automotivos. São mais de 14 mil empresas no setor, entre oficinas mecânicas, distribuidores e lojas, para atender aos usuários de 7 milhões de veículos.

É neste contexto que acontece a  RIOPARTS 2025 – Feira da Indústria e Comércio de Autopeças e Reparação do Rio de Janeiro, do dia 1º ao dia 4 de outubro, no ExpoRio Cidade Nova, no Centro da cidade.

 

YAMAHA APRESENTA MODELO 2026 DA TT-R 230

A Yamaha TT-R 230 chegou à Linha 2026. Ela tem visual inspirado nas motos YZ e WR, lendas do motocross e rally, respectivamente, agora na cor Azul Sólido com novos grafismos, que realçam ainda mais o design e a esportividade da motocicleta.

Equipada com o consagrado motor de 223cc, refrigeração a ar, quatro tempos e com câmbio de seis marchas, a TT-R 230 2026 é uma excelente opção para quem está iniciando no mundo off-road. Ela pesa apenas 115 quilos e tem capacidade para 8 litros de gasolina no tanque de combustível.

Seu preço é R$19.990.

 

SALÃO DO AUTOMÓVEL DE SP VAI TER DRIFT

O Salão Internacional do Automóvel 2025 anuncia mais uma atração inédita: a Racing Game Zone by João Barion, uma área totalmente dedicada ao universo do Drift, aquela modalidade onde os carros andam de lado, atravessados na pista.

O espaço contará com simuladores de Drift equipados com volante, embreagem e freio de mão — oferecendo uma experiência completa e realista com curadoria de um dos maiores nomes da modalidade, o piloto João Barion.

A edição 2025 acontece de 22 a 30 de novembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo. Nos últimos anos, o Drift vem se tornando uma das modalidades automobilísticas com maior crescimento tanto em público como em número de competições.

E no final de semana antes do Salão de São Paulo vai ter o 3º Drift Rio no Parque Olímpico.

 

FIAT DÁ INÍCIO A COMEMORAÇÃO DE SEUS 50 ANOS DE BRASIL

A Fiat é reconhecida globalmente por seu legado de inovação na indústria automotiva desde sua fundação, na Itália, em 1899. Este espírito desembarcou no Brasil, em 1976, com a inauguração do Polo Automotivo Stellantis de Betim, em Minas Gerais. Como parte do início das comemorações dos 50 anos da Fiat do Brasil, celebrados em 9 de julho de 2026, a marca anuncia o compromisso de um lançamento de um modelo completamente novo por ano até o final da década.

Isso significa dizer que cinco novos produtos chegarão ao nosso mercado até 2030, representando um ponto de virada no portfólio da Fiat, que será revitalizado para continuar acelerando como líder do mercado nacional.

 

TRIUMPH LANÇA CONCURSO PARA DISTRIBUIR QUATRO MOTOS 

A Triumph Motorcycles Brasil lança a ação promocional “Quem tem estilo, tem sorte”, que conecta moda, lifestyle e a oportunidade de conquistar motocicletas desejadas pelos apaixonados por duas rodas.

Até 30 de novembro de 2025, clientes que adquirirem R$ 250 em produtos de vestuário Triumph nas boutiques das concessionárias participantes receberão um número da sorte.

Cada número dá direito a concorrer a prêmios exclusivos, incluindo uma moto Rocket 3 Storm e três unidades da Speed 400.

A Triumph é uma das marcas que mais cresceram no último ano.

 

FIAT STRADA ALCANÇA 2,5 MILHÕES DE UNIDADES

A Fiat Strada alcança mais um marco histórico no Polo Automotivo Stellantis de Betim (MG), cujo legado se aproxima de 50 anos como referência no setor automotivo brasileiro. São 2,5 milhões de Fiat Strada produzidas na unidade, desde 1998.

Pioneira em diversas soluções, como a introdução da cabine estendida em 1999, da cabine dupla em 2009 e da terceira porta em 2013 a picape passou por uma renovação completa em 2020 e é o veículo que mais vende no Brasil.

 

OMODA & JAECOO SUPERA EXPECTATIVAS  

A OMODA & JAECOO, marca do Grupo Chery, registrou, em agosto, um novo marco na sua história de apenas quatro meses de vendas no Brasil: superou as duas mil unidades e alcançou a sétima colocação no ranking de eletrificados no País.

A performance comprova o acerto da estratégia comercial da marca, que iniciou a jornada em território nacional com dois modelos: o Omoda E5, um SUV 100% elétrico, e o Jaecoo 7 SHS híbrido plug-in.

A rede de concessionárias, atualmente conta com 50 lojas em 17 estados, deve chegar a 80 pontos de vendas até o fim deste ano.

 

Related posts